quarta-feira, 10 de março de 2010

O que é uma Orquestra EXTRA?

Viajando pelo interior do Brasil, (estou em S. Miguel do Oeste, extremo Oeste de Santa Catarina para workshop e show PESSOAS SONORAS) as questões com relação a pratica musical vão se aprofundando e nos mostrando que são complexas e estimulantes. A carência é tão gigantesca e as possibilidadesde invenção na mesma proporção. O modelo de pratica musical que se reproduz pelo sistema de ensino nem de longe responde as possibilidades e ao nivel de estimulação e curiosidade das crianças e jovens de hoje. Musica ou fica um negocio cacete, passadista, na escola; ou um culto passivo e esteril do star system do mercado de entretenimento. 
A imobilidade em conciliar tradições regionais e locais com a vida cotidiana contemporânea é, talvez, o gargalo que impede uma ação realmente inovadora, atualizadora e estimulante da pratica musical na vida das pessoas comuns. Me interessam as pessoas comuns, os musicos ja nao tem mais conserto....

2 comentários:

  1. músicos são pessoas incomuns? e as comuns, quem são?

    ResponderExcluir
  2. "ser" músico é algo tão massacrante e despótico que, seja lá qual adjetivo a ser usado, "ser" coisa qualquer é menos doloroso e penoso do que vestir essa camisa de força. é sorte nossa, não músicos mas produtores-articuladores de som, ter o lívio com essa posturar.

    ResponderExcluir