terça-feira, 25 de agosto de 2009

O QUE É UMA ORQUEXTRA ? (01)

Uma Orquextra é um corpo coletivo. Uma rede, em linguagem cibernética. Ao longo do tempo, a conformação e configuração do tocar junto adquiriu procedimentos, estratégias e significados que refletiram aspectos da sociedade e da cultura da época.
Um bando de músicos tocando juntos, retratavam relações sociais também. A criação da figura do condutor, do regente, foi um reflexo do desenvolvimento da linguagem musical na Europa.
Mas na música chinesa, japonesa e em outras tradições não-ocidentais por exemplo, esse personagem faz parte de todo um sistema de hierarquias e tradições que remetem até mesmo ao príncipio da ancestralidade parental. Familias dominam a transmissão do conhecimento na música, teatro e dança no Japão com uma legitimidade quase que tribal.
Como um organizador do tocar junto, o regente na música ocidental é uma espécie de concretizador das instruções que  o compositor colocou na partitura.
A orquestra sinfônica se desenvolveu em paralelo a estrutura do Estado moderno. Criou instâncias e regiulamentações cujo perfil oas faz parecer com uma repartição pública. Existem as conquistas de direitos civis, é óbvio; mas também ela se ressente de um burocratismo nas relações sociais e também criativas, assumindo um papel social cristalizado, mumificado na sociedade pré-democrática e democrática.
Recordo John Cage que escreveu algo assim: um grupo de músicos não precisa necessariamente se amontoar com numa foto oficial de um time de beisebol.
Existe o som e o espaço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário