segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O QUE É UMA ORQUEXTRA (4)
John Cage falando sobre musica & som num documentario - disponivel no Youtube : http://www.youtube.com/watch?v=2aYT1Pwp30M 
" quando eu ouço o que a gente chama musica, tenho 
a impressão de que alguem esta falando, e falando sobre seus sentimentos ou sobre 
suas ideias de relacionamentos.
Quando eu ouço os sons de trânsito na rua, eu não tenho a sensação de que ninguem 
esta falando, mas de que o som esta atuando e eu amo a atividade do som.
O que ele faz é ficar mais alto mais baixo, mais agudo e grave, curto e longo; 
eu me sattisfaço complemente com isso. não preciso de sons falando pra mim."

A ideia de Orquextra como analogia da cidade trem muito a ver com isso na formulação sonora. 
É um texto anterior a execução sonora que nega os pressupostos tradicionais da execução sonora em conjunto.
A cidade não é apenas TEMA do material, mas ela é o proprio material. Não se esta fora do objeto, 
falando ou sentindo ou tecendo teorias sobre ele.
A razão de ser dessa ação musical é estar no meio dele, ser parte dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário