sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O PAPO FURADO DA TECNOLOGIA (I)


Nos ultimos 30 anos as tecnologicas eletrônicas transformaram o modo de produção musical, mas e o modo de concepção musical? É certo que as maquinas direcionam os uso e procedimentos em grande medida, mas sempre foi assim, desde a invenção da tipografia. Existe um pensamento subjacente a tecnologia, elea não é neutra. Isso qualquer estudo sociológico mais crítico já vem apontando a muito tempo.

Mas e com relação a estética (outro palavrão)?

Ela também se baseia em idéias e valores que determinam também as pesquisas em tecnologia.

Assim, ficaria estabelecido um circuito fechado virtuoso..... ficção científica!

Na realidade, a tecxnologia deve cada vez mais responder a demandas do capital em suas ferramentas, usos e procedimentos, do que qualquer coisa. Aliás, essa passou a razão de ser do desenvolvimento tecnológico. Não se trata mais de uma, hoje vista, inocência iluminista de ampliação de conhecimento do homem; mas sobretudo, de criar possibilidades de novos negócios e oportunidades.

Isso me deixa com os dois pés atrás quando se fala em novas tecnologias na invenção artística e etceteras.  

Só mesmo quem não experimentou o que realmente significa trabalhar e criar na fronteira de novos procedimentos e materiais, pode adotar sem qualquer filtro crítico o discurso de fabricantes de equipamentos e seus advogados acadêmicos, que buscam legitimar para uma pequena comunidade (mais influente) essa corrida "tecnologica" na sociedade de consumo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário