sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O PAPO FURADO DA TECNOLOGIA (II)


A colocação da discussão que relaciona tecnologia mecânica e eletrônica e criatividade, precisa ultrapassar as fases do deslumbramento  que novos meios sempre provocam nos sentidos primários. 

Essa fase, por si mesma, se esgota e infelizmente, deixa sequelas que se convertem, em padrões e formatações que ultrapassam a sua vida util e tornam-se paradigmas nas fases seguintes, onde outros elementos de formulação como a constituição de uma relação distanciada e crítica - enfim, de uma poética - toma o lugar do deslumbramento inicial.

Cada vez mais as ferramentas são criadas com usos e aplicaçnoes embutidas. Esses usos buscam ampliar a capacidade de mercado de consumo dessas ferramentas e tecnologias. Assim como a escala temperada de frequencias propiciou a fabricação em série de instrumentos musicais como o piano, acordeon, orgão, etc; o protocolo universal de linguagem de construção , formatação e processamento dos equipamentos eletronicos propricia que cada vez eles possam "conversar" entre si, ampliando e estimulando o seu consumo. Pragmatismo protestante.

Interessante é notar como os japoneses entraram nessa corrida por tecnologias de comunicação, imagens e música, uma vez que a sua cultura clássica baseia-se no imobilismo e na repetição de padrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário