quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O QUE É UMA ORQUEXTRA (12)


A ReIncorporação Musical é um ação musical sobre uma forma de fazer música congelada no tempo: a banda de coreto e de desfile. A Corporação Musical Operária da Lapa é um dos grupos mais antigos em atividade em São Paulo. 

Foi criada ainda no Império, em 1881 pelo maestro Chiafarelli, e contava com muitos funcionários da antiga São Paulo Railway, passou por diversas transformações desde lá, mudando de nome (o documentário feito sobre eesse projeto pode ser visto no Youtube , chama-se "Lapa?"). Eles estão lá num sobrado próprio perto do Shoppimg Lapa e do Terminal de ôn ibus, a casa foi doado por um imigrante e comerciante italiano no começo do século 20.

Um dos alnces mais interessantes é que a Corporação ensaia de portas bertas sempre. Assim, os passantes podem entrar e curtir o ensaio. Alguns deles são aposentados, moçada curiosa com o som potente dos metais, mas também as vezes aparecem uns desocupados, bebados e isso faz parte dessa filosofia incrivel de manter sempre as portas abertas. 
 
Pensei então: porque não fazer conversar a música dos dobrados e marchas com a chamada música eletrônica de pista? 

Os principios rítmicos são os mesmos: compasso binário e quaternário, pouca variação rítmica e de andamento. Assim nasceu a idéia da "ReIncorporação Musical" apresentada no 4HYPE do SESC Pompéia em 2005.

A apresentação foi complementada por videos ao vivo criados por mim Lucas Gervilla e Joana Cancio. Ainda inclui alguns elementos da linguagem das bandas como uma baliza que fazia evoluções , mas também um elemento estranho, uma performer (Rita Martins) que ficava extaática no meio da Banda com um megafone em punho que nunca falava.

O resultado foi instrutivo: os velhinhos da Corporação adoraram a experiencia, já a moçada "muderna" dos clubbers e eletronicos em geral torceram o nariz:"o que esses velhinhos estão fazendo aqui?!..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário