quarta-feira, 23 de setembro de 2009

OSESP D O S POBRES SEGUNDA PARTE


A Orquextra é uma fôrma onde cabem diferentes configurações. A Orquestra sinfonica é apenas uma delas. As Orquextras criativas moldam diferentes configurações sonoras e culturais.  Concebidas como reunião de diferentes (instrumentos, pessoas) elas podem atravessar estilos, gêneros e combinar tradicões musicais e culturais gerando novas informações musicais.

O que existe é uma dificuldade nas pessoas em geral em conceber a música como um espectro amplo e participante de uma mesma coisa, que inclue culturas, estilos, etc. A diferenciação entre os generos e estilos musicais esta impregnada na cultura média de hoje.

A Orquextra criativa é uma possibilidade de celebração da musica e do som com os ouvidos no presente: confluência de tradição e ação.

O modelão Orquestra de Primeiro Mundo é mais um produto de propaganda de governo do que uma realidade cultural efetiva. Atinge um numero determinado de pessoas, e está tudo bem. O unico problema é que consome uma parcela desproporcional do orçamento que o Estado - que é de todos, teoricamente - destina a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário