domingo, 6 de setembro de 2009

O QUE É UMA ORQUEXTRA (9)

Por seusentido estrito de hierarquia e disciplina a Orquestra da música erudita foi tomada como modelo organizacional pelo pessoal encarregado nas "relações humanas"  (quanta ironia em apenas duas palavras...) nas empresas e corporações, sejam privadas ou estatais.
Tomada como o supra-sumo da eficiência, a Orquestra tem levado maestros  e músicos a um ramo de atividade que é o de treinamento complementar de funcionários, empresários e gestores.
O que se destaca é o fato de que seu funcionamento se dá com uma harmonia suoprema e complexa, onde cada peça trabalha para o conjunto. Obedecendo com rigor, as instruções do regente que conduz o barco com segurança atravessando tempestades, navegando com firmeza no dia a dia de um grupo de pessoas heterogêneo.
Como uma organização complexa, a Orquestra encontra na hierarquia um duplo na partitura musical, onde esta tudo fixado: solistas, vozes secundárias, acompanhamento. A própria linguagem musical tonal se encarrega de erguer o edifício da hierarquia, que só pode ser cumprida a contento com obediência total. 
Na medida em que a linguagem musical foi incorporando elementos que questionam esse modo de fazer musical, não apenas as dissonâncias, etc: mas inserindo novas formas de composição como a improvisação, a música aleatória, os ruidos estranhos ao instrumental clássico da orquestra, etc.; essa hierarquia foi sendo alterada, e com ela a própria estrutura da Orquestra se viu sob xeque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário