sábado, 12 de setembro de 2009

O QUE É UMA ORQUEXTRA (13c)


N  E R V O U S     C I T Y     O R C H E S T R A

Miami é a confluência de diferentes expectativas. Aqueles que vão tentar a vida por lá, seja da América Latina ou Central, tem que lidar com uma sociedade de imigrantes jea estabeleceida e que pretende defender o seu espaço as vezes de uma foirma ainda mais ferrenha que os próprios norte-americanos. 

Nada é facil, e para o músico que habita Miami, restam apenas as migalhas. Eu explico. A cidade reune grandes eventos corporativos (Sol & praia) e tambem é a sede de conglomerados importantes da mídia hispânica. De lá, partem as programações para a MTV Latina, entre outras.

Por sua vida noturna de cidade de veraneio, Miami lança moda em têrmos de sub-estilos da música eletrônica de pista. O reggaeton, por exemplo,  entrou definitivamente na América depois que Miami o acolheu.

A Winter Music Conference  reune as grandes empresas de equipamentos de audio para DJs e similares, elas lançam seus produtos por lá. Estive num desses lançamentos em 2005, por ocasião da primeira temporada da Nervous. Fui levado pelon Benton C-Bainbridge que estava criando os videos para o show. Ele, de Nova Iorque, tinha varios amigos trabalhando nos show-rooms das empresas naqueles hotéis art deco de Miami Beach.

A euforia do négocio música eletrônica de pista que movimenta milhões de dólares.

Assim, para o musico imigrante latino que pratica as suas tradições musicais acusticas, sobram as migalhas.

Levando tudo isso em conta,  dei minhas boas-vindas - sem temor, nem esperança [conf. o motto poundiano] - ao grupo de 14 musicos que me foi apresentado numa sala de ensaio de dança improvisada para música (tinhamos que tirar os sapatos para não estragar o linóleo, o piso) em Little Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário