terça-feira, 15 de setembro de 2009

O QUE É UMA ORQUEXTRA (13e)


Em Miami, os imigrantes de diferentes países da Latino e Centro América mantém uma certa distância - até por sobrevivência - entre si. 

Hondurenhos, Haitianos, Panamenhos,  Cubanos (majoritários e com grupos poderosos na cidade), etc; vivem quase uma vida de gueto. A comunicação entre eles existe, mas é restrita, a luta pela sobrevivência fala mais alto, ai os grupos se fecham. 

A cena musical naqueles anos -  a partir de 2005 - dividia-se entre a cena eletrônica de pista com os diferentes estilos praticados nos clubes e a música funcional junto as comunidades (festas, restaurantes, etc). Na música eletrônica de pista vem se consolidando a fusão entre o bate estaca e elementos da musica latina, tocados ao vivo com banda. Entre eles, o reggaeton

Os músicos da Nervous City Orchestra vinham desses dois universos de atuação. Assim, era inevitável uma sensação de desconfiança e de pé atras, que aliás aconteceu também na Orquestra de São Paulo e Rio de Janeiro, apenas na Orquestra de Berlim isso não ocorreu.

Interessante notar como se colocam os preconceitos de forma mais ou menos velada. Preconceitos de todo o tipo, dos raciais, religiosos a culturais. Havia na NCO, em Miami,por exemplo, um músico católico que se recusava a tocar numa música baseada num canto de santería cubano... mas esse tipo de situação foi muito rara. Na maioria das vezes, esses preconceitos se convertiam em piadas que se concentravam nos clichets sobre as características de cada país e cultura.

Certa competição entre a paternidade de alguns temas musicais comuns a varios paises das Américas apontava que, veladamente, viviamos no terreno da realidade. Um indício de que ali, estavam expostas as situações, condições históricas, etc; que os colocou naquele tempo e lugar.

Esse tipo de ambiente é o terreno fértil para a criação musical necessária nesse tipo de trabalho colaborativo, mas não desintegrante. Fricção e não ficção edulcorada de uma idealizada World Music pasteurizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário